Scroll Top

Digite seu e-mail e receba conteúdo exclusivo do blog Mente evoluida em seu e-mail

Mente evoluida

Técnicas de relaxamento mental e físico

Técnicas de relaxamento mental e físico

 

Relaxamento pela respiração

lungs-41562_640

Uma das formas mais simples e rápidas de se relaxar é através da respiração, a respiração consiste em duas etapas inspirar e expirar e tem como objetivo buscar o oxigênio e expelir o gás carbônico em nosso corpo, quando estamos fazendo uma atividade física mais intensa essa respiração se torna mais rápida e constante em busca da reposição do oxigênio, a respiração para relaxar é totalmente ao contrario desta, é uma respiração mais pausada e lenta utilizando toda a musculatura do diafragma.

Para relaxar através da respiração siga esses passos:

Respire lentamente, inspirando o ar pelo nariz e expirando pela boca, de forma que as expirações sejam um pouco mais longas que as inspirações, tanto a inspiração quanto a expiração precisam ser suaves, sem muito esforço devem te trazer tranquilidade e não incomodo, quando nosso corpo realiza expirações mais lentas e longas o nervo conhecido como vago (responsável pela regulagem da pressão arterial e da frequência cardiaca) é estimulado de forma a reduzir a diminuir seus batimentos e pressão causando uma diminuição do estresse e aumento do relaxamento.

Comece a inspirar pelo nariz lenta e profundamente conte até 4 e comece a soltar o ar lentamente pela boca conte ate 7 e volte a inspirar novamente(faça de 10 a 15 repetições).
Observação: você pode imaginar como se o ar inspirado tivesse uma cor branca e o ar expirado tivesse uma cor preta, ou ate mesmo que o ar inspirado traz tudo de bom para seu corpo e o ar expirado elimina tudo que for tóxico ao seu corpo, esse processo ajuda no relaxamento.

Relaxamento progressivo

Criada por Edmund Jacobson essa técnica consiste basicamente em contrair e relaxar sua musculatura é uma técnica extremamente simples:

pode ser feita deitada ou sentada(recomendo que seja feita deitada).

feche os olhos e comece a contrair seus músculos durante 10 segundos e depois relaxe-os durante 15 segundos notando a diferença entre o estado de tensão e o estado de relaxamento muscular.

comece pelos pés estique-os imaginando que tenha uma corrente elétrica passando por eles e depois  relaxe-os imaginando que essa corrente elétrica vai embora,repita o processo para as panturrilhas, quadríceps, barriga, mãos, peito, costa, braços e por fim o pescoço (nessa área esta situada a maior tensão então recomendo que estique-o para cima depois para os lados e ai sim relaxe-o) repita essa técnica 3 vezes para cada parte do corpo citada(caso haja alguma parte mais tensa pode fazer mais de 3 vezes).

Observações: Evite fazer de barriga cheia e após tomar banho.

Relaxamento de Schulz

Essa com certeza e minha técnica favorita consiste em imaginar sensações em diferentes partes do seu corpo:

Imagine um peso como uma bigorna amarrada ao seu braço e que cada vez que repete “meu braço está mais pesado” o peso dessa bigorna aumenta 2 vezes e você se sente mais e mais relaxado
repita a sugestão “meu braço está mais pesado” 5 vezes e “quanto mais pesado meu braço mais relaxado estou” 2 vezes(fique aproximadamente 10 minutos repetindo esse processo).

O mesmo pode ser feito com sensação de temperatura, por exemplo: meu braço esta ficando quente” ,pode até mesmo se feito na frequência cardiaca :”meu coração bate mais fraco e lentamente”.

Use e abuse da sua imaginação exemplo pode imaginar que está com o braço em cima de uma fogueira ou dentro de um balde de gelo, não se limitando só ao braço mais também a outras partes como nuca, testa, costas, barriga nesse exercício o importante é usar a imaginação e realmente acreditar que aquela sensação é real.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixar uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.